sexta-feira, dezembro 15, 2006

Amadeo de Souza Cardoso (1887-1918)

"Meu querido tio

Estranhei a sua carta pela maneira como me compreendeu, ou eu mal me exprimi. A minha vida não é nada de contemplação, ao contrário tudo o que há de mais real, mais de facto. Nem eu sou um temperamento contemplativo, essa idade passou quando eu ia pelo Coliseu ouvir a Tosca. Não, isso permite-se numa outra idade, e se acaso não passa, é um sinal incontestável de inferioridade. Agora a minha idade é outra - resolver problemas e marchar, subir em cultura física, e espiritual e artística ao mais alto degrau, aproveitar desta vida o mais possível, pois que tudo é passageiro, e o Céu outrora prometido já não seduz os homens modernos. (...)"

Carta de Amadeo de Souza-Cardoso a seu tio Francisco(c.1910), in Centenário do Nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, Fund. Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1987.

"Amadeu de Sousa Cardoso é o documento conciso da Raça Portuguesa do séc. XX"
Almada Negreiros

Faleceu em 25 de Outubro de 1918, com 30 anos, vítima da febre pneumónica.

2 comentários:

Cantanhede disse...

Eu bem sei, quem é que andava no Coliseu e demais sítios com a Tosca... Mas não era o Amadeu de Sousa Cardoso!!!!

Anónimo disse...

Olá pessoal!! Este não é o post mais indicado para isto mas pronto...andava eu na net e deparei-me com o vosso blog. É bom saber que ainda estão vivos!! Eu não sou desse tempo mas penso que a minha tuna actuou por diversas vezes com a vossa..tendo participado inclusivé no I Festump salvo erro ainda com a designação de Tonnel. Abraços e Saudações Académicas para vocês.

Real "Tó" - Real Tuna Académica do Porto - ISLA